Sobre Nós

Madeplast

Há mais de 10 anos,
Inovando o jeito
de usar a Madeira

Empresa Voltada à produção de um substituto da madeira extrativa, tecnicamente denominada madeira plastificada e comercialmente conhecida como madeira ecológica, a MADEPLAST faz parte de um grupo de empresas que se originou no ramo Florestal. A experiência de décadas no ramo aguçou o desejo de um de seus acionistas de desenvolver um produto inovador, que substituísse a madeira convencional com alta durabilidade e ao mesmo tempo utilizasse como insumo os resíduos oriundos da madeira. Dessa forma surgiu a MADEPLAST, em 2008, com uma ideia incubada na Universidade Positivo em Curitiba.
Inovação da Madeira

Nossa História

jan 2018

Nova Gestão

Nova gestão focada no Comercial e no atendimento ao Cliente.
set 2015

Patente

Em outubro, é requerida a patente do uso de nanotecnologia na formulação de madeira ecológica.
ago 2014

Expansão

Atinge-se uma escala industrial com a fábrica expandida. .
out 2012

Formulação

Chega-se à formulação consolidada de 70% madeira e 30% plástico.
fev 2011

Produção

Início das Atividades comerciais e produção operacional para o mercado.
nov 2010

Produto Madeplast

Após dois anos de pesquisa, é desenvolvido o produto MADEPLAST. Primeira patente do produto depositada nos EUA e no Brasil.
jan 2008

Surgimento

MADEPLAST surge incubada na Universidade Positivo em Curitiba-PR.

A MADEPLAST valoriza o Brasil, gerando renda para a economia e investindo em pesquisa e desenvolvimento de um produto com tecnologia brasileira e fabricado no país.

A fábrica, localizada no município de Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba, possui terreno com área total de 60mil m2 e infraestrutura moderna e sustentável, que dispõe de equipamentos de ciclo fechado que economizam até 99% de água e até 95% de energia elétrica na produção. Nossas madeiras são únicas e compõem:

Madeira
Plástico
0%
0%
Missão
Prover ao mercado produtos e insumos de madeira plastificada, utilizando sobras de madeira e resíduos de plástico, contribuindo para a diminuição do passivo ambiental.
Valores
Inovação, Sustentabilidade, Respeito, Disciplina, Qualidade.
Visão
Ser reconhecida como a principal indústria de produtos e insumos de madeira ecológica no mercado.
Sustentabilidade

Compromisso Socioambiental

Com base nas normas NBR ISO 14001 e OHSAS 18001, a MADEPLAST adotou como Política Ambiental e de Saúde e Segurança do Trabalho e compromete-se com:

  • Atendimento dos requisitos legais ambientais, de saúde e segurança no trabalho e demais requisitos subscritos pela organização;
  • A melhoria contínua do sistema de gestão ambiental, saúde e segurança no trabalho, avaliando e controlando as atividades, produtos e serviços bem como, estabelecendo e revisando seus objetivos e metas;
  • A utilização racional dos recursos naturais em seu processo produtivo;
  • A utilização de processos, práticas e equipamentos que minimizem e previnam doenças ocupacionais, danos pessoais, poluição e incidentes;
  • A promoção da conscientização e do envolvimento de seus colaboradores, para que atuem de forma responsável com relação às questões ambientais, de saúde e segurança no trabalho;




FAQ

Perguntas Frequentes

  • 1 - Os produtos MADEPLAST são indicados para quais aplicações?
    A madeira plastificada MADEPLAST é indicada para as seguintes aplicações em áreas externas: decks, fachadas, revestimentos, pergolados, píer, spa, passarelas, trilhas ecológicas, cercas e muros.
  • 2- Como instalar o produto?
    As coleções da Linha Prática da MADEPLAST são fáceis de instalar com mão de obra básica. No site da MADEPLAST está disponível para consulta o Manual de Especificações Técnicas e o vídeo de instalação com o passo a passo da Coleção Deck Fácil e da Coleção Tefé. Estas coleções podem ser adquiridas em boutiques e lojas de material de construção. As coleções da Linha Técnica (Aitá, Marubo, Kit Passarela, Cajuru, Mandi e Baró) necessitam de mão de obra capacitada fornecida pelos Revendedores Especializados que comercializam os produtos MADEPLAST.
  • 3- Onde encontrar uma revenda MADEPLAST?
    Entre em contato conosco via chat ou formulário e direcionaremos seu atendimento. Conte sempre com nossa equipe.
  • 4- A madeira ecológica esquenta mais do que as outras?
    A madeira ecológica esquenta aproximadamente tanto quanto a madeira convencional. Isso porque a proporção de plástico na composição é baixa: apenas 30% do total da massa do produto. A umidade relativa do ar pode influenciar na sensação térmica e dar a impressão que ela esquenta mais. As cores escuras absorvem e transmitem uma quantidade maior de calor. A pintura e o envernizamento do material podem aumentar a capacidade de absorção de calor na sua superfície.
  • 5- O produto pode desbotar?
    Existe um desbotamento gradual das tábuas quando expostas ao sol. Esse fenômeno é uma característica comum dos materiais aplicados ao ar livre, embora sejam usados aditivos na composição do produto MADEPLAST para reduzir o efeito do desbotamento.
  • 6- O produto requer manutenção periódica?
    A madeira ecológica MADEPLAST tem baixa manutenção em relação à madeira convencional, porém algumas medidas podem ser tomadas para aumentar a durabilidade e ajudar a conservar o material. Embora não necessite de envernizamento e os cuidados de manutenção que a madeira convencional exige, recomenda-se a limpeza pelo menos 2 vezes por ano. A limpeza deve ser feita com água e sabão neutro. Utilizar um esfregão de calçada ou máquina WAP.
  • 7- Quais ferramentas utilizar na instalação da madeira ecológica
    A madeira ecológica pode ser cortada e parafusada com as mesmas ferramentas usadas na madeira convencional. Além disso, o produto tem o diferencial que não solta farpas, ao contrário da madeira natural.
  • 8- As peças são exatamente iguais umas às outras?
    Não. As peças estão sujeitas à variação padrão de tonalidade decorrente do processo de fabricação. A característica intrínseca do produto é a rusticidade, portanto as peças possuem diferenças aparentes. A utilização de materiais rústicos é uma tendência adotada por muitos arquitetos, paisagistas e designers. O material MADEPLAST possui essa característica pela natureza de sua matéria-prima reciclada.
  • 9- Qual o padrão de Qualidade MADEPLAST?
    A MADEPLAST possui um padrão caracterizado por três filtros de análise de qualidade do produto durante o processo de fabricação. Em cada filtro, são analisados os critérios de qualidade do produto. Os critérios de análise da qualidade são: visual, dimensional (largura, espessura e comprimento), integridade da peça, acabamento e cor. Esses critérios são estabelecidos dentro de uma faixa aceitável, de acordo com o padrão histórico de cada peça.
  • 10- Se o produto é imune a fungos e pragas, para que envernizar?
    De fato o produto da MADEPLAST não tem necessidade de envernizamento. Esta é uma grande vantagem econômica em relação à madeira convencional. No entanto, se o cliente deseja tornar brilhante a superfície do produto, pode ser feito o envernizamento. Trata-se de uma opção meramente estética. No caso da escolha pelo envernizamento, recomenda-se o uso de Osmocolor Stain Nogueira.
  • 11- Quantas demãos de verniz são necessárias?
    Apenas 2 demãos de Osmocolor Stain Nogueira geralmente são o suficiente para obter um bom resultado estético no deck ou no pergolado, pois a absorção do Osmocolor Stain Nogueira na madeira plastificada é maior do que na madeira convencional.
  • 12- Como tirar manchas do produto?
    Caso o produto tenha manchado, primeiramente tente retirar a mancha limpando com esfregão ou máquina Wap. Caso a mancha persista, recomenda-se lixar a superfície. O envernizamento com Osmocolor Stain Nogueira do material previne e ameniza manchas.
  • 13- A Garantia do produto cobre que tipo de situações?
    A MADEPLAST oferece garantia limitada exclusivamente contra defeitos no produto provenientes de ATAQUE DE FUNGOS OU PRAGAS (bactérias e cupins). Leia mais informações e observe as exclusões da garantia baixando o Certificado de Garantia. Acesse o Link AQUI
  • 14- Quais os cuidados necessários na armazenagem do produto?
    As peças devem ser armazenadas numa superfície plana. A armazenagem em superfície irregular pode ocasionar o empenamento das peças. Cuidado ao manusear as peças para não danificar o friso nem as extremidades do produto.
  • 15 - Qual a limitação do produto em relação à aplicação em vãos?
    Cada coleção de produto possui suas limitações definidas no Manual de Especificações Técnicas disponível para consulta no site. As peças podem sofrer o efeito da fluência do material após a instalação. Por definição, fluência é a deformação permanente de materiais quando estes são sujeitos a cargas ou tensões constantes.
  • 16 - Por que o produto MADEPLAST é 100% ecológico?
    Não adquirimos plástico virgem para nossos perfis extrusados. A MADEPLAST utiliza sobras de madeira e resíduos pós-consumo de plástico na composição do produto. Além disso, sabe-se historicamente que muito da madeira nobre empregada na Construção Civil é proveniente do corte ilegal no Brasil. Ao usar o produto MADEPLAST em sua obra, você evita o desmatamento, substituindo um recurso natural por um produto 100% ecológico, feito a partir de resíduos.
  • 17 - O produto MADEPLAST é genuinamente brasileiro?
    Sim, o produto MADEPLAST é uma inovação brasileira. Trata-se de uma tecnologia exclusiva de plastificação da madeira, com patente requerida. A formulação da madeira plastificada MADEPLAST é composta por apenas 30% de plástico e possui nanopartículas em sua composição. A MADEPLAST surgiu incubada na Universidade Positivo em 2008 e sua tecnologia avançada foi desenvolvida em parceria com grandes Centros de Pesquisa brasileiros, entre eles Unicamp, Universidade Federal do Paraná e SENAI-PR.